Maraú originou-se de um povoado fundado em 1705 por frades capuchinhos, italianos que se instalaram numa aldeia de índios denominada "Mayrahú".
Não se sabe a época do desaparecimento da tribo indígena e nem a que ramo pertencia.
O Município é rico em minerais, destacando-se o xisto betuminoso o gesso e o petróleo. Quanto ao petróleo ainda não foi jorrado, mas se sabe da sua existência, segundo relatórios de geólogos de renome que visitaram o município, como Dr. Luiz Gonzaga de Campos e outros de várias nacionalidades.
Tem como as atividades econômicas principais a Pesca, Cacau, Côco, Macadami, Seringa, Mandioca, Pimenta do Reino, Abacaxi, Dendê, Cravo da Índia, Urucun, Guaraná e Piaçava.
Tem como as atividades econômicas principais a Pesca, Cacau, Côco, Macadami, Seringa, Mandioca, Pimenta do Reino, Abacaxi, Dendê, Cravo da Índia, Urucun, Guaraná e Piaçava.
O turismo vem se destacando como grande alavanca para o desenvolvimento do Município, com destaque para o Turismo Desportivo, Turismo de Sol e Praia, Turismo Naútico, Jeep Tour, entre outros.
Clima
O tempo é agradável o ano inteiro, o sol sempre aparece. O período de chuvas é entre abril e junho.
Vegetação
Vegetação
A vegetação da península do Maraú é bastante diversificada. Seu ecossistema é estuariano, com manguezais, restingas e remanescente da Mata Atlântica.
Relevo
Relevo
O relevo de Camamu é composto por muitas montanhas, que são cortadas por inúmeros rios e ribeirões. Entre eles estão o Rio Cachoeira Grande que desemboca no estuário de Serinhaém. Até a altura da Cachoeira Grande (Tremembé) esse rio é navegável.
DDD: 73
População: 18.549 habitantes
Distância de Salvador: 180 km
Fontes:
Convido a todos para embarcar junto comigo nessa viagem. Breve estarei postando relatos pessoais sobre o município, sua gente e, acima de tudo, do andamento das atividades do programa Maré de Saberes no mesmo.
ResponderExcluirAté ...